Se trabalha com indústria e quer saber mais sobre a correia transportadora aqui no artigo, vamos falar a respeito dessa peça fundamental para o transporte de matérias-primas para longa distância sem causar dano algum.
Saiba tudo sobre correias
Na indústria, essas correias costumam ser utilizadas para carregar produtos a uma distância maior do que o convencional. Uma de suas principais vantagens é a redução com custos de serviços, e também do número de caminhões.
Os transportadores em correias são indicados para locais onde o caminhão não consegue alcançar. Sua fabricação é muito simples fácil, basta apenas ter uma carcaça e uma abertura. A carcaça é o elemento que garante uma maior resistência para aguentar o suporte da carga.
No mercado, encontramos somente dois tipos dessas correias as lisas e não lisas. As não lisas devem transportar produtos com 45º de inclinação, por conta dos vários relevos. Já as que são de cobertura lisa, estão preparadas para o transporte de materiais na horizontal.
Como é o sistema das correias?
Atualmente, este sistema possui uma estrutura extremamente simples, tem entre duas ou mais polias que possuem a função de cuidar do movimento de uma superfície. É justamente nesta superfície que os materiais são suportados.
Para evitar possíveis danos aos materiais, recomenda-se realizar uma inspeção antes de iniciar o primeiro arranque. Ao iniciar o arranque, procure deixar a correia vazia, até que chegue na velocidade adequada para o transporte.
Peça auxílio ao especialista no fornecimento de correias para saber qual é a melhor forma de cuidar das correias para evitar acidentes e transportar os produtos com qualidade, conforto e segurança.
Dicas para aumentar a durabilidade
Se as correias são utilizadas a longo prazo, logo na chegada da fábrica devemos ter cuidados com o armazenamento, por exemplo, que deve ser sempre na vertical, em local fresco, seco e ainda longe da luz solar. Cobrir com lona pode ser bom para evitar o contato com o ozônio.
O rolo de correia deve estar suspenso em uma barra, suporte ou mesmo um tubo devidamente centralizados. Caso não seja possível guardar o rolo suspenso, apenas armazene-o em uma superfície seca, não pode ter contato com umidade.
No entanto, não se esqueça de fazer uma rotação de 90º a cada seis meses, para poder garantir seu bom funcionamento, e não estragar a produção. Nunca coloque em posição plana ou no chão, pois dessa forma a umidade poderá penetrar.
Deixe a rotação na mesma direção que é utilizada para poder enrolar a correia, outro fator importante é de fugir de temperaturas extremas, o máximo permitido é entre 4º e 32º graus.
Um pouco de história
A correia transportadora foi criada no século XIX na era da revolução industrial. Essas correias foram necessárias para a implantação de linhas de montagens extremamente rápidas e eficientes. O Henry Ford foi um dos primeiros a utilizarem essas correias em suas linhas de produção.
Conclusão
Ter uma boa correia transportadora pode facilitar seu dia a dia em sua fábrica, porém temos que ter alguns cuidados simples, como não deixar a correia em local úmido. Se quer ter uma correia como esta em sua fábrica entre em contato com nossos especialistas para falar sobre seus projetos.